terça-feira, 24 de março de 2009

Lamentável

Ao escrever essas linhas, é com sentimento de tristeza que reflito sobre a 39ª Assembléia Geral Ordinária da CGADB.
Recebi a notícia de que quase 17.000 pastores inscreveram-se para participar da próxima AGO em Vitória-ES. Confesso que estou triste não pela quantidade de pastores (ministros), mas sim pela aparente motivação que leva a maioria dos mesmos a esta Convenção Geral. Se não houvesse eleições este ano e a AGO fosse convocada para uma semana de reflexão, jejum e oração; ficaria surpreso se o número de inscritos passasse de 2.000.
Nos últimos 2 anos (final de 2006 ao término de 2008) o numero de pastores consagrados subiu quase 50% (dados oficiais). Estas consagrações não ocorreram porque houve a necessidade de mais pastores dado a proporção do crescimento em 50% da denominação. Seria ingenuidade de minha parte crer nisto. Essas consagrações se deram em sua maioria por necessidade de mais votos! Durante a última AGO da convenção a que pertenço, COMADESPE, em Janeiro deste ano, o presidente da CGADB trouxe a palavra devocional no ultimo dia e durante a sua palavra incentivou todos os pastores a irem a Vitória para votarem, dizendo que “apenas perderiam um dia. Sairiam de Sao Paulo na Quarta-Feira à noite, amanheceriam em Vitória na Quinta-Feira, votariam e poderiam voltar a São Paulo no mesmo dia”. Se este “circo político” não for desarmado, não me surpreenderei se na AGO de 2013 tivermos 30.000 pastores inscritos e realizarmos nossas plenárias no Morumbi, Maracanã ou outra praça de esportes do nosso país.
Dados obtidos extra-oficialmente nos bastidores dos candidatos na campanha eleitoral pela presidência da CGADB em 2007 apontam que mais de 5 milhões de reais foram gastos em função de uma eleição. Se fizermos a projeção para esta eleição os valores passam de 10 milhões de reais. Eu pergunto ao leitor, o que poderia ser feito para o Reino de Deus com todo esse dinheiro? Quantos templos poderiam ser construídos? 150 templos com capacidade para 300 pessoas, abrigando 45 mil crentes. Quantas famílias de missionários poderiam ser sustentadas no campo missionário por 2 anos? Poderíamos sustentar 312 famílias com um salário médio de R$ 4.000,00 mensais. Quantas Bíblias poderiam ser distribuídas com objetivo evangelístico? 1 milhão de pessoas receberiam uma Bíblia gratuitamente. Quantas cruzadas evangelísticas de grande porte poderiam ser realizadas no Brasil? 30 grandes cruzadas poderiam ser realizadas custando R$ 500.000,00 cada uma. Somando-se a isso, muitas outras coisas poderiam ser feitas que produziriam resultados diretos. Mas parece que estes “bons costumes” de evangelizar, construir mais igrejas, fazer missões e ver almas salvas estão em baixa. Precisamos revisitar Atos dos Apóstolos e reconsiderar nossas práticas à luz do propósito original da Igreja.
Sou filiado a CGADB desde 1984 e nos últimos anos tenho observado o caráter extremamente político que nossa convenção tem tomado. A situação e oposição consomem boa parte de seu tempo e energias tentando se manter ou assumir o poder, enquanto questões fundamentais não são abordadas. Com muita rapidez foi formado um Conselho Político que não consegui ate hoje entender sua real finalidade. No entanto, não temos ainda um departamento de Jovens, Infantil e Senhoras. Estes departamentos em nível de CGADB poderiam desenvolver estratégias evangelísticas e oferecer apoio às igrejas da denominação para alcançar este grande segmento de nossa sociedade para Cristo. A maior parte de nossas igrejas tem uma campanha do quilo, mas em nível de denominação não temos um departamento de ajuda humanitária para prestar auxilio a população em momentos de crise e catástrofes, e quando estas acontecem são feitas mobilizações de última hora que surtem pouco efeito e parecem mais uma campanha de marketing denominacional.
Quando surgem divergências de pensamento e opiniões (que ocorrem normalmente em qualquer organização) ao invés de resolvê-las a volta da mesa da cozinha com oração e amor cristão, vamos para a televisão lavar nossa roupa suja em rede nacional, mostrando ao mundo uma imagem negativa sobre a igreja.
O meu desejo para nós pastores da CGADB é que a oração sacerdotal de Cristo se cumpra em nossas vidas (Jo 17).

87 comentários:

  1. Caro Pr. Mark Lemos,
    Graça e Paz!

    Pertinente e necessária sua reflexão!
    Alguém puxou a corda e agora quem quiser participar concorrendo tem que estar a altura desse novo e desastroso conceito entre nós.
    Pergunto eu, qual a procedência desses recursos?

    Se dos próprios candidatos, a partir de agora só ricos poderão pleitear.

    Se procedem das Igrejas, acredito que as sugestões apresentadas pelo preclaro compaheiro nessa reflexão, seriam motivações focadas no evangelismo, ou seja, a principal missão da Ekklésia.
    Onde vamos parar?
    Humanamente não vejo saídas, somente a ação do Altíssimo!
    Parece a propaganda do biscoito:
    É fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho?
    De qualquer maneira, seu artigo nos refletir no particular e quem sabe, como o beija-flor na floresta, derrmar uma gota de água no incêndio.
    Muitas gotas poderão fazer a diferença!
    Maranata!
    Ora vem Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Pode até ser que eu seja o primeiro, mas certamente não serei o último a me render à sabedoria, sensatez e imparcialidade dos comentários acima.

    Em que pese o fato de não fazer parte da "cúpula" da igreja, mas como assembleiano "de carteirinha", vejo com grande pesar os acontecimentos da última década envolvendo as A.D.B.

    Espero em Deus que o resultado final dessas eleições sirva para aguçar os sentidos espirituais de "velhos" e "novos" pastores e ministros do evangelho, a fim de que atentem um pouco mais para a saúde dessa "jovem idosa chamada Assembleia de Deus" que para seus próprios interesses.

    Com as considerações de um humilde servo,

    Parabenizo-o pelo Blog!!!

    Robson Silva
    Prossigo para o Alvo... Fp. 3:14

    ResponderExcluir
  3. .

    Vim para deixar um abraço em nome da União de Blogueiros Evangélicos para o Pastor e toda família Ibadiana.

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor, reverendo...

    Acredito piamente que sua opinião focou num ponto nevrálgico do atual embate político que tomou de assalto os arraiais assembleianos.

    Hoje, como aspirante a esse Santo Ministério pela minha convenção regional, CEADEMA (MA), fico a pensar nos casos similares que identifico em nossas igrejas e como hoje já não diferenciamos o ético do antiético, o politicamente correto da famosa "Lei de Gérson".

    No entanto, lembro-me de que temos de olhar para Jesus; fazendo isso, estaremos fazendo o essencial.

    Parabéns pelo Blog. Certamente, a exemplo desse seu primeiro post, ele enriquecerá os arraiais de servos e servas de Deus que usam esse espaço para tornar conhecido nossas convicções cristãs.

    Estou me associando para seguí-lo publicamente. Se o senhor entender, depois de acessar www.profdamasceno.blogspot.com de ser recíproco, ficarei extremamente honrado.

    Bem vindo às fileiras da apologia. O sr. tem raízes fortes...

    Nos laços do Calvário,

    Prof. Damasceno

    ResponderExcluir
  5. Olá pastor Mark!

    "...em 2007 apontam que mais de 5 milhões de reais foram gastos em função de uma eleição. Se fizermos a projeção para esta eleição os valores passam de 10 milhões de reais".

    Começo a pensar que o povo, de forma unânime, deveria se juntar e boicotar as chapas participantes desta eleição. Sem aquele medo "divino" de se levantar contra os homens de Deus. Para mim, um mísero mortal, um indivíduo que se diz seguidor de Cristo que gasta seja 1,2,3,4,5,6,7,8,9, 10 milhões em eleição pastoral, deixou, e faz muito tempo, de ser homem de Deus. Pois, missionários, irmãos e irmãs, passam diariamente necessidade material, física em nossa igrejas e sempre é o mesmo papo: "A igreja não é responsável por isto!" ou, "não temos dinheiro". Porém, verba para toda esta PALHAÇADA(me desculpe a sinceridade), eles conseguem fácil.

    Ainda nos gabamos pelo fato de sermos a maior igreja pentecostal do mundo, de sermos os mais avivados, os que possuem o movimento do Espírito! Jesus tenha misericórdia....

    Vitor Hugo

    ResponderExcluir
  6. Prezado Vitor, Paz!Obrigado pela visita ao blog e ser a primeira pessoa a comentar esta postagem inicial de minha incursao na blogosfera. Vamos orar e pedir a Deus sabedoria para nos ajudar como proceder diante de tais desafios.Mark Lemos

    ResponderExcluir
  7. Nobre companheiro Mark Lemos, quero parabenizá-lo pelo blog.

    Os fatos narrados ref. a nossa atual política eclesiástica são tristes, mas são reais.

    O quadro não mudará com a mudança de presidente, mas sim, com a mudança de mentalidade.


    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz! Pr. Mark Lemos!

    Conheci o blog do irmão no blog Point Rhema. Ao conferir esta sua primeira postagem vi que o irmão poderá agregar muito a blogosfera cristã. Estes dados desta eleição impressionam negativamente por ver o quanto poderia ser feito se usados corretamente na obra do Senhor!

    Abraço!

    Marcelo Oliveira.
    http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Pr Mark Lemos,

    Felicito-o por ser mais um blogueiro. Aliás é bom que se diga, que o sr terá muito a contribuir com esta nova modalidade virtual, o Blog.
    Parabens. O sr. meu diretor e reitor de umas das mais respeitaveis instituições de ensino teologico do Brasil, IBAD. Vem em tempo para trazer as suas importantes ideias pessoais, pensamentos e reflexões sobre o nosso cotidiano à luz de uma Cosmovisão Cristã.

    Atenção Blogueiros Evangelicos e em Geral, está chegando mais uma mente privilegiada, iluminada e abençoada.

    Pr Eliel A Soares
    Senior Pastor da Assembleia de Deus Ministério do Belem em Los Angeles, California EUA
    Diretor Presidente da Tv Gospel e Universidade Menorah.
    Presidente do Concilio Distrital Brasileiro - CONFRADEB REGIONAL WEST - EUA. Assembly of God.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Prof. Damasceno, Paz!

    Muito obrigado por sua postagem, estarei acompanhando suas publicacoes.

    No Amor de Cristo,

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  11. Prezado amigo Pr. Carlos Roberto.Ter sua postagem neste singelo blog eh uma honra muito grande.Espero compartilhar ideias contigo neste espaco virtual.Sei que minhas limitacoes me permitem contribuir com apenas gotas d'agua, mas espero que sejam uteis.Um grande abraco!Mark Lemos

    ResponderExcluir
  12. Prezado Irmao Robson, Paz!

    Muito obrigado por suas consideracoes, e bom conhecer novos irmaos que se preocupam com a nossa Assembleia de Deus.

    Deus lhe abencoe!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  13. Prezado Irmao Joao, Paz!

    Muito obrigado por sua visita ao blog.

    Deus lhe abencoe!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  14. Caro Pastor Mark Lemos.
    Paz do Senhor!
    Lendo sua materia e alguns comentarios já postados, vejo que não somente em nossa "cupula" a situação está desta forma como também em pequenas igrejas do interior, a politica já toma conta até de grupos dentro da Igreja.
    Realmente somente com intervenção Divina que isso tudo pode mudar.Faço monhas as palavras do Pr.Carlos Roberto:Onde vamos parar?
    Fique na paz!
    Pb.David Martins
    Aramina SP

    ResponderExcluir
  15. Caro Pr.Mark Lemos!!
    Paz do Senhor.
    Realmente a situação está muito "feia" e não somente na nossa "cupula" mas também até em igrejas do interior e até mesmo em grupos dentro dessas igrejas.Corroboro com alguns comentaristas que é somente com intervenção divina e mudança de mentalidade que isso pode mudar.
    Pb.David Martins
    Dirigente Assembleia de Deus
    Aramina SP

    ResponderExcluir
  16. Prezado Pr. Altair, Paz!

    Fiquei honrado com sua visita ao blog. A palavra "mudanca" e um anatema entre muitos, principalmente de mentalidade. Mas creio que essa geracao podera viver um novo momento na nossa Assembleia de Deus.

    Um grande abraco!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  17. Prezado Irmao Marcelo, Paz!

    Muito obrigado por sua visita ao blog e suas observacoes.

    Deus lhe Abencoe!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  18. Meu prezado amigo Pr. Eliel, Paz!

    Que bom lhe encontrar por aqui e ter a honra de sua postagem neste simples blog.

    Um grande abraco!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  19. Prezado Irmao David Martins, Paz!

    Muito obrigado por suas postagens neste blog e observacoes.

    Que Deus continue a lhe Abencoar.

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  20. Rev. Mark
    Muito pertinente essa reflexão.
    Desejo que nossa geração se desperte para essa necessidade urgente de mudança.

    Abraço
    Ozean

    ResponderExcluir
  21. Nobre Pastor Mark lemos,
    Paz do Senhor!

    Antes de mais nada parabéns pelo blog, sabendo de sua trajetória no trabalho do Senhor sabemos que este blog será uma fonte de edificação para nossas vidas.

    Sua primeira postagem é muito pertinente e como o senhor deixou bem esclarecido, quantos trabalhos poderiamos realizar com esta quantia, a começar com as obras sociais, o cuidados com as pessoas, seres humanos.

    O Evangelho que aprendemos com o Senhor Jesus é de cuidar de pessoas, sabemos a importância de nossa denominação, mas as pessoas devem está como prioridade no que diz respeito ao cumprimento do Evangelho do Senhor.

    Que possamos continuar orando para que como bem se expressou o Pastor Altair Germano, que a mentalidade possa mudar para que algumas coisas voltem a ser prioritárias ou revisadas quanto a seus própositos.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Pr. Mark Lemos, a paz!

    Fico feliz por seu blog e por esse maravilhoso texto. Suas colocações são lúcidas e expressa uma preocupação sincera com os rumos de nossa CGADB. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Prezado Pastor Mark Lemos
    Paz do Senhor

    Parabéns, pelo blog.

    As vossas palavras são bastantes pertinentes neste momento historico pelo qual passa a nossa denominação.
    Certamente a influencia de seus pais e dos antigos professores ainda se fará sentir sobre esta patria; que os ensinamentos desta casa de profetas possa continuar ecoando pela vossa linha de pensamento.

    Paz seja convosco

    Pr. Ismael de Souza Alves
    Presidente AD Registro - SP

    ResponderExcluir
  24. Olá, Pastor!

    Sou Batista da CBB. Formado em teologia. Também não é diferente.
    Temos estruturas e cargos organizacionais demais e há pouca misericórdia.
    Talvez criar departamentos de Jovens, Infantil e Senhoras não resolva o problema, na verdade pode arrefecer.
    Infelizmente muitos evangélicos brasileiros estão perdendo a identidade cristã e assumindo postura de celebridade global.
    Que Deus nos dê sabedoria para não cair no mesmo erro.

    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  25. Olá pastor Mark! seja bem-vindo à blogosfera evangélica.

    Importante post e que mostra uma dura realidade, que muitas vezes também me angustia o coração. Quanto dos recursos que deveriam ser usados para o engrandecimento da obra do Senhor são jogados no lixo e quantos obreiro sofrem por isso.

    Isso simplesmente é lamentável.

    um forte abraço e Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  26. Prezado Pr. Mark Lemos,

    É lamentável que um artigo desse naipe tenha de ser escrito, mas o momento pede tal reflexão. Me associo às suas críticas, muitas das quais já foram exaradas no meu humilde blog, que desde já fará referência ao seu, nos nossos links.

    Outrossim, o que pode ser feito de prático, é a anulação da eleição, por parte dos ministros presentes. Bastaria usar o argumento da ausência dos candidatos nos programas de TV, previsto no Estatuto da CGADB. Se vai ser aprovado ou não é outra história.

    De qualquer forma, abraços fraternos para o senhor e família.

    ResponderExcluir
  27. Prezado Irmao Ozean, Paz!

    Obrigado por sua visita ao blog. O legado que esta geracao nos deixa eh este que estamos vendo. Espero que a minha geracao possa deixar um legado um pouco melhor para voces, jovens espirantes ao ministerio.

    Um grande abraco!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  28. Prezado Irmao Matias, Paz!

    Agradeco o seu post e suas palavras de incentivo. Creio piamente que neste momento bem como em todos os outros, a solucao eh a oracao.

    Um abraco!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  29. Prezamado pr. Mark,

    A paz do Senhor!

    Encontrei referência ao seu nome, no Blog do pr. Altair Germano. Após ler a sua matéria, senti a sensação de conhecê-lo há muito tempo. O espírito é o mesmo.

    É importante que homens de Deus, tomem a decisão de informar, orientar e alertar, como Atalaias, o que está ocorrendo desafortunadamente, no seio da igreja. Uma vergonha!

    Acredito que a ganância, o destemor, o desrespeito aos evangélicos, está tomando proporções terríveis, em uma hora, que necessitamos de líderes desatentos ao seu patrimônio, e se descalcem das suas indumentárias vestes de coleção, e realizem com mais seriedade, o que Deus tem entregue em nossas mãos.

    O Senhor seja contigo, nesta decisão da realização deste Blog, e necessária ao bom ânimo e orientação à igreja.

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  30. Caro Pastor Mark Lemos, a Paz do senhor Jesus Cristo!

    É triste constatar que o fatos narrados pelo senhor são corriqueiros em nosso meio. À medida que o tempo passa, vemos com pesar que a igreja tem assumido certas posturas que são comuns entre os incrédulos. Ora, uma eleição que deveria ser dirigida e presidida pelo Espiríto Santo, torna-se tão secular como qualquer outra.

    Por Deus, nós somos sal da terra, luz do mundo, cada ato que praticamos, cada palavra que falamos deve refletir a glória do Senhor Deus que em nós opera! Mas o que vemos é uma total falta de reverência e temor ao Senhor. Tanto dinheiro gasto contrasta com tantas almas a serem ganhas para o Reino de Deus, tantos missionários que estão de fato contribuindo para expansão do Reino de Cristo aqui na terra, tantas almas famintas, sedentas e desnudas que carecem de um cuidado que só nós podemos oferecer.

    E vemos o quão ineficaz nossa denominação tem se mostrado quanto a isso quando analisamos a tragédia que ocorreu em Santa Catarina. O programa da editora oficial da denominação mostrou uma campanha, que na minha opinião foi realizada as pressas, que arrecadava alimentos e roupas para os desabrigados da tragédia. Com, pelo que me lembro, um mês de campanha, eles conseguiram arrecadar 45.000 R$ e uma quantidade de roupas e alimentos que não lembro, mas que não foi muito proporcional à quantidade de desabrigados.

    Para um momento de extrema necessidade que nem esse, pouco foi levantado, mas para uma eleição em que não deveria ser gasto tanto, eles gastam demasiadamente. Está havendo um desvirtuamento das diretrizes básicas que a igreja de Cristo deve seguir, que estão descritas na Palavra do Deus, em detrimento da vontade de homens que buscam somento o seu inetresse. Poucos são aqueles que andam na contramão do que tem ocorrido, mas acredito, em o nome de Jesus, que estes, que somos cada um de nós, vão mudar este quadro atrvés da oração, consagração, observância da Bíblia Sagrada e total submissão a Deus.

    Que Deus abençõe ao Pr. Mark e sua família, que o senhor permaneça firme e perseverante na presença do Senhor. E tenha certeza que estarei orando pelo Senhor e pela nossa denominação, em o nome de Jesus.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  31. Shalom!

    1. Rev Mark Lemos, infelizmente algumas igrejas tem invertido seus valores e prioridades. Muitos estão fazendo da igreja um mercado. Do púlpito um balcão. Do evangelho um produto, e os crentes tornaram-se consumidores. Por que falo isso? Basta ler este excelente texto e ver que as prioridades estão invertidas. Quanta soma de dinheiro desperdiçada. Foi Lord Acton ilustre político inglês que disse: "O poder é mais intoxicante que a bebida,e mais vicioso que as drogas. E ainda É dele a frase: "O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente". Que venhamos abrir nossos olhos! Onde está o dinheiro para realizarmos grandes cruzadas? Onde estão os trabalhadores da seara do Mestre? Afinal, qual é a missão da igreja?

    O Eterno te use como voz profética e apologética!

    Abraços, Pr Marcello Oliveira

    P.s > visite : http://davarelohim.blogspot.com/ - com a atenção para o texto:

    Ressurreição: A MORTE DA MORTE

    ResponderExcluir
  32. Tal como o pai preocupado com a obra,filho de uma lenda,um mito,mas com obras e feitos incontestáveis,João Colenda.

    Exemplo de homem compromissado com DEUS e com sua obra,exemplo para uma geração pregadores e pastores,não um pregador,mas sim o pregador do evangelho,não desse evangelho fajuto,sem vida,sem Deus,sem graça,na verdade um outro evangelho.

    O que esperar de sua semente?O mesmo compromisso,o mesmo temor,a mesma luta pela a causa do Mestre e de sua bandeira ensangüentada do calvário.O mesmo exemplo de vida,o mesmo compromisso com a palavra de Deus.

    Pastor Mark Lemos a sua postagem é um incentivo para outros homens de peso a se manifestar repudiando a maneira de como estão tratando a nossa querida denominação.

    O que estão fazendo com a nossa amada igreja,é lamentável,triste e vergonhoso.Só DEUS pra restaurar a nossa querida ASSEMBLÉIA DE DEUS, extirpando,desarraigando e eliminando de seu meio esses lobos devoradores,que só pensam em si e em seus interesses.

    È uma honra de ler seu artigo,que é de muita valia para muitos assembleianos,que estão preocupados com a situação de nossa igreja.

    Ao ler seu artigo,pude ver os mais variados tipos de comentários e elogios pela postagem feita pelo o amado pastor,mude notar que há ainda,HOMENS DE DEUS pelo o Brasil e HOMENS SÉRIOS,que existe ainda 5000 que não se dobraram e se curvaram diante do mundanismo.

    Parabéns pela coragem e pela postura de HOMEM DE DEUS,de postar um artigo,que talvez muitos não teriam.

    Que o nosso Deus te abençoe e te conserve assim até a sua VINDA e te guarde debaixo da SOMBRA DO ALTÍSSIMO.
    Ivair de oliveira

    ResponderExcluir
  33. Caro amigo e irmão Mark Lemos:

    Lembro-me dos bons tempos do IBAD! Quantas boas histórias!

    Um pouco atrasado, trago-lhe as minhas congratulações por sua incursão, a partir de agora, na blogosfera. É mais uma mente bem pensante a associar-se a tantos outros que aqui militam.

    Como parte desta geração, igualmente como o irmão, me preocupo com o legado que vamos deixar. Queremos mudar de pessoas, mas parece que a mesma mentalidade, como disse o pastor Altair, insiste em permanecer com a nova geração.

    Mas, apesar de tudo, Deus tem o controle da situação e acredito que poderemos viver melhores tempos com a graça do Senhor.

    Abraços e bem-vindo!

    ResponderExcluir
  34. Amado Irmão Mark, realmente é lamentável o que vem ocorrendo em nosso meio. A postagem veio em boa hora, já li outros artigos em outros blogs, mas nenhum traz o assunto com tanta acuricidade e preocupação. Parece que os nossos pastores não tem condições de tirar lições da história. Digo como Lutero: "que Deus me (nos) ajude. Amém"

    Há muito tempo tenho pensado sobre os rumos que Convenções de Igrejas Evangélicas tem tomado principalmente a que pertenço: Assembléia de Deus).
    A briga pelo poder, a riqueza, a fama, 'consagrações' ministeriais puramente por interesse (tenho presenciado isto ao longo da minha vida), e tantas outras coisas tem feito estas instituições perderem, totalmente, a credibilidade (pelo menos para mim), e não trazerem brilho nenhum para o corpo de Cristo. Visto que os assuntos tratados, na maioria das vezes, são mais de interesses pessoais ou corporativos.
    Lamento ter que aceitar como verdade, que enquanto muitos pastores pregam a unidade da igreja, nos púlpitos de suas igrejas, nos bastidores convencionais estão se mordendo, se devorando, se consumindo (Gl. 5:15). Nas igrejas não pode haver murmuração (o que concordo, é bíblico), mas nas convenções as murmurações correm solta - para onde iremos? Onde está o Espírito Santo? Será que está presente em reuniões onde Ele nunca é ouvido, e muito menos bem-vindo?
    Será que ainda haverá decisões sobre as quais poderemos dizer: "Pareceu bem ao Espírito santo e a nós"? (Atos 15:28) - exatamente nesta ordem: primeiro ao Espírito Santo. Será que há direção do Espírito Santo onde todos os expedientes e estratégias são direcionadas por somas incalculáveis de reais (milhões)? Inclusive usando caríssimos programas evangélicos, na TV, (não evangelísticos), para intensificar as campanhas e mostrar-se super-interessado pelo bom andamento da obra, e pior ainda, pedindo ajuda de humildes irmãos para que essa obra não pare. Que obra? A riqueza própria? A minha campanha presidencial? Infelizmente o que vemos nas campanhas políticas, temos visto nos redutos convencionais: podre para cá e para lá (é só dar uma olhadinha nos diversos blogs), estratégias sem se importar de forma alguma com a ética bíblica, e assim por diante.
    O pior de tudo isso, é que nas igrejas está havendo a mesma coisa - parece que não é mais a Bíblia que a regra de fé e prática, a fonte da doutrina, a base da ética, para as igrejas, mas os parâmetros convencionais. Lamentável!
    Será que ainda haverá decisões sobre as quais poderemos dizer: "Pareceu bem ao Espírito santo e a nós"?

    Adriano Wink Fernandes
    Blumenau - SC

    ResponderExcluir
  35. A CGADB plantou uma vinha, e se embriagou com ela! O nome da vinha ??? CPAD
    Não ajunteis tesouros na Terra... Quando a Igreja desobedece uma ordem clara de seu Senhor,é inevitável que ela colha as consequências nefastas da desobediência.Esta estória de igrejas,convenções, possuirem o poder econômico (EMPRESAS,EDITORAS,CANAIS DE TV,RÁDIOS),possuirem o poder político(DEPUTADOS,SENADORES...) não encontra guarida no NT, um inimigo é quem fez isto,semeou estas idéias,enquanto os homens dormiam.Por conhecer a naturesa humana, ele soube escolher a semente certa,sabendo que colheria discórdia,invejas,ódios,ambição,altivez,soberba, avareza,vaidade, etc.
    A melhor coisa que eles poderiam fazer é liquidar o patrimônio da CGADB, e empregar o dinheiro na construção de templos nos estados convencionais. Acabaria com esta disputa de poder.
    Bem diz a Palavra, que o coração do homem é desesperadamente corrupto.

    ResponderExcluir
  36. Prezado Pr. Mauricio, Paz!

    Obrigado por sua visita ao blog e pelos comentarios deixados, concordo contigo. Precisamos mudar algumas coisas principalmente a mentalidade.

    Prazer em conhece-lo por aqui.


    Deus lhe abencoe!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  37. Prezado Gutierres, Paz!

    Obrigado por sua visita. Precisamos orar por nossa CGADB.

    Em Cristo,


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  38. Prezado Pr. Ismael, Paz!

    Obrigado por sua visita ao blog e pela referencia a meus pais e o trabalho deles.

    Deus lhe abencoe ai no Vale do Ribeira,


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  39. Prezado Daladier, Paz!

    Obrigado por seu post e por divulgar este humilde blog. Uma das minhas preocupacoes eh este estatuto da CGADB, ja foi reformado tantas vezes..... Vamos orar pra que comecemos a cumprir o estatuto antes de tentar reforma-lo de novo.

    Abracos!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  40. Prezado Irmao Vitor Leonardo, Paz!

    Fico pensando que tipo de Epistola o Apostolo Paulo escreveria ao ver este quadro que presenciamos. So podemos orar e pedir misericordia a Deus.

    Que o Senhor lhe Abencoe,


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  41. Prezado Pr. Newton, Paz!

    Obrigado por seu post e palavras de incentivo. Ponderei bastante antes de publicar este post, mas senti que tinha uma obrigacao com minha consciencia e Deus.

    Um grande abraco!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  42. Prezamado pr. Mark,

    A Paz do Senhor!

    A sua ponderação foi o bastante, para valer, muito mais foi a sua consciência e responsabilidade com Deus. Graças a Deus!

    É impossivel um servo de verdade, se calar, e se intimidar com a necessidade em se expôr. Portanto, creio que o seu exemplo, será multiplicado por centenas ou milhares que, estão sufocados no momento em que seus corações, estão explodindo de inquietude, diante de tamanha desconfiguração espiritual no seio da igreja.

    O nosso desejo é que os próximos líderes, liderem, sem o entusiasmo carnal da política exagerada, e da consagração de pastores ao extremo para conseguirem seus votos.

    O Senhor seja contigo!

    Pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  43. Shalom!

    1. Rev Mark Lemos, é uma alegria conhecer seu blog, que com certeza abençoará muitas vidas.

    2. Infelizmente o poder político tem sido substituído pelo poder de Deus. Há uma tremenda inversão de valores. Muitos estão fazendo da igreja, um mercado; do púlpito um balcão; do evangelho um produto; e dos crentes consumidores.

    3. Conta-se um fato ocorrido com Tomás de Aquino, no séc XIII. Ao visitar o papa Inocêncio 3º, foi recebido em uma suntuosa sala. O papa ocupado em contar grande soma de dinheiro, disse sorrindo: "Olha Tomás, a Igreja não precisa mais dizer "não temos prata nem ouro"! Respondeu-lhe imediatamente, o ilustre visitante: "É verdade, mas nunca mais poderemos dizer: "Em nome de Jesus, o Nazareno, levanta e anda"!. O papa referia-se a riqueza da igreja como uma grande vitória. Tomás de Aquino, por sua vez, referia-se ao grande declínio espiritual da Igreja.

    Que o Eterno tenha misericórdia de nós!

    abraços, Pr Marcello Oliveira

    P.s > acesse meu singelo blog:

    http://davarelohim.blogspot.com/ - e veja o texto:

    Ressurreição: A morte da morte

    ResponderExcluir
  44. Prezado irmao Marco Teles, Graca e Paz!

    Obrigado por sua visita e post no blog. Contamos com as oracoes de nossos irmaos Batistas.

    Um abraco!

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  45. Prezado Irmao Cicero, Paz!

    Parabens pelo seu post. As prioridades estao sendo invertidas. Em minha opiniao foi lamentavel a tragedia de Santa Catarina, se nao fosse ano eleitoral sera que teriamos toda esta cobertura? Onde fica Mateus 6.3 nessa historia?

    Deus lhe abencoe!

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  46. Prezado Pr. Marcelo, Paz!

    Parabens pelo post que revela o amago da questao. Creio firmemente na Misericordia e Juizo de Deus, nao sei ate quando o Senhor vai permitir que isto continue.

    Deus lhe abencoe!

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  47. Prezado Irmao Ivair, Paz!

    Obrigado pela lembranca de meus pais que certamente me influenciaram muito em minha caminhanda, passaram boa parte de suas vidas fora do radar eclesiastico, mas nunca deixando de influenciar vidas para o Reino.

    Confesso que fiquei surpreso com a repercucao da postagem inicial no blog, mas eh bom saber que nao sou o unico que pensa assim.

    Um grande abraco!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  48. Prezado amigo Pr. Geremias, Paz!

    Pra mim eh uma honra receber seu post neste humilde espaco. Ja se foram mais de 30 anos (pra nao dizer quase 40) que voce passou pelo IBAD, se nao estou equivocado voce era tenor no coral da Irma Doris, saudade....

    Creio que mudancas ja vem ocorrendo e outras virao, mas se a forma de agir e pensar nao mudar nao teremos resultados duradouros.

    Um grande abraco!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  49. Prezado Irmao Adriano, Paz!

    Obrigado por seu post e comentarios pertinentes. O que mais me preocupa eh que a igreja (membros da denominacao) estao comecando a assimilar as praticas que estao vendo na politicagem que esta ai. Precisamos orar muito e que o Senhor tenha Misericordia.

    Deus lhe abencoe!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  50. Prezado Pr. Newton, Paz!

    Obrigado por suas palavras no post. Creio que lideranca eh uma coisa seria. O lider presica ter a habilidade de influenciar e nao controlar.

    Fique na Paz!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  51. Prezado Pr. Marcelo, Paz!

    Obrigado por seu post muito oportuno. A situacao realmente nao esta facil.

    Fique na Paz!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  52. Caro colega Mark Lemos:

    Ao passar pelo IBAD, além do aprendizado em si e do exemplo vivo de seus pais, irmão Kolenda e a irmã Doris. tive uma honra da qual jamais me esqueço: além do Grande Coral, que englobava todos os alunos, passei nos testes rigorosos de nossa grande maestrina, irmã Doris, e cantei no Coral Menor, no Grupo Mixto, no quarteto, no trio e, por fim, no dueto, com o Nelson Voigt. Tempos bons aqueles! Só não virei cantor evangélico...

    Abraços

    ResponderExcluir
  53. Prezado amigo Pr. Geremias,

    creio que vc nao tenha se arrependido de nao se tornar um cantor evangelico.

    Abracos!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  54. Caro irmão Mark Lemos,

    Parabens pelo blog. Ao dizer que os pastores que fossem a Vitória para votarem "apenas perderiam um dia", o nobre presidente da CGADB expressa o grau de importância dessa instituição para o reino de Deus: Nenhum.
    Das as possibilidades de acertar numa afirmação, aposto nessa: Com certeza Deus está fora disso, por mais que se tente aparentar piedade em nome dEle.
    Contudo, oremos para que Deus salve a nossa Assembléia de Deus. "Será que Ele consegue?"

    Um abraço
    Paulo Silvano
    http://sinergismo-sinergismo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. Nenhum um pouco de arrependimento. Não que o ato de cantar não tenha relevância no culto, mas pelo comercialismo que tomou conta desse meio, e, porque não dizer também, até entre os pregadores.

    Isso é tão verdade que, hoje, geralmente quando me convidamm para pregar, a primeira pergunta que me fazem é esta: "Quanto o senhor cobra?" Coro de vergonha e respondo: "Pastor, eu não cobro. Fica a critério de sua igreja abençoar a minha vida, à medida que Deus me der graça para abençoar a sua igreja".

    Que bom seria se todos pudéssemos viver o ministério dessa forma!

    Abraços, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  56. Prezado Paulo, Paz!

    Obrigado por seu post neste humilde espaco. Creio que tudo eh possivel a Deus, Ele pode ate usar algumas metodologias pedagogicas que Ele usou para colocar Israel na linha. Deus eh soberano!

    Deus lhe Abencoes!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  57. Ola Pr. Geremias! Paz!

    Eh reamente escandalozo este comercio gospel que esta ai. Cantores e pregadores cobrando caches como se fossem artistas. O pior sao pastores que alimentam este comercio dispondo-se a pagar em algunas casos, somas exorbitantes de dinheiro. Onde vamos parar?

    Abracos a familia!

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  58. Prezado "Atalaia", Paz!

    Obrigado por sua postagem neste blog. Creio que a solucao nao sera alcancada vendendo todos os bens e nos ausentando da cena publica. Temos que entender que tudo que temos, bens, influencia, poder, dinheiro, autoridade, etc.. provem do Senhor. A boa ou ma mordomia sobre estas coisas eh que glorificam ou deshonram a Deus. A CPAD tem sido um grande canal de bencao para milhoes de pessoas atraves de suas publicacoes, vende-la em minha opiniao seria um retrocesso.

    Deus lhe abencoe!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  59. Pr. Mark Lemos,

    Seu blog está de parabéns. Sobre a postagem, concordo que é lamentável e preocupamente ver recurso financeiro ser usado desta forma na eleição da CGADB. Ou seja, recursos que poderiam ser usados em tantos projetos como o irmão mencionou, para ser usado em projeto de "poder político-eclesiástico.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  60. Prezado Juber, Paz!

    Obrigado por sua visita ao blog. Precisamos orar por nossa Assembleia de Deus.

    Deus lhe Abencoe!

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  61. Meu querido amigo e Pastor Mark Lemos, graça e paz!!

    Fico muito feliz em saber que agora faz parte da blogsfera. Diga-se de passagem, seu blog está muito bonito e com uma interessante palavra de reflexão.

    Confesso que não havia lido ainda nada nessa linha quanto à nossa 39ª AGO, em Vitória - ES.

    Sou completamente favorável à sua reflexão. Penso que precisamos mais do que nunca de orarmos em prol de nossas lideranças.

    Meu amigo, um forte abraço e..... muitas saudades do tempo do IBAD (1992 - 1999)

    William de Jesus, PR.

    ResponderExcluir
  62. Prezado William, Paz!

    Obrigado por sua visita e post neste humilde blog. Contamos com suas oracoes por nossa Assembleia de Deus. Um grande abraco Ibadiano a vc e sua familia.

    Deus lhe Abencoe!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  63. É, IRMÃOS, MAS DEUS ESTÁ FALANDO... VOCÊS JÁ OUVIRAM A PROFECIA QUE FEZ O PR. RUI RAIOL?
    CONFIRAM NO SITE!http://www.ruiraiol.com.br/

    CONFESSO QUE PENSAVA QUE EM BELÉM O FOGO ESTAVA APAGADO...

    ABRAÇO.

    JANSEN

    ResponderExcluir
  64. Caro Mark Lemos,

    Parabéns pelo artigo. Parabéns pelo blog. Parabéns por todos os parabéns que recebeu pelo artigo e pelo blog.

    Pensei em convidá-lo a participar do Movimento "Vamos Mudar de Assunto?", em meu blog, mas acho que o irmão ainda tem muito o que falar...

    Um grande abraço.

    Ciro Sanches Zibordi

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

    ResponderExcluir
  65. Ola Jansen, Paz!

    Obrigado por sua visita.

    Deus lhe abencoe!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  66. Prezado amigo Pr. Mark
    Compartilho vosso sentimento de tristeza com tamanha inversão de valores e prioridades patentes entre as lideranças de nossa igreja.
    Que o Senhor tenha misericórida de nós.

    ResponderExcluir
  67. Prezado Ciro Zibordi.

    Que honra ter a visita do amado pastor, autor, conferencista, articulista, professor de teologia.... ao blog deste calouro.

    Creio que vamos mudar de assunto em 3 semanas, o novo assunto sera "eleicoes CGADB 2013". No entanto penso que para aqueles interessados na manutencao do "status quo", nao ha nada melhor a fazer do que realmente "mudar de assunto".

    Quero aproveitar a oportunidade e parabeniza-lo pela visita que o irmao fez aos jogadores do time de Ijui, RS. Meu secretario ficou empolgado com a oracao que voce fez por um dos jogadores, que no jogo seguinte marcou dois gols na vitoria de seu time.

    Meu secretario eh flamenguista roxo e pediu para mencionar ao irmao se ha alguma possibilidade de passar la pela Gavea e fazer uma oracao pelo Obina, rsrsrs..


    Um abraco fraternal de seu irmao,


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  68. Caro amigo Pr. Jossy Soares, Paz!

    Que surpresa agradavel encontrar seu post neste blog. Realmente precisamos clamar por misericordia do Senhor nesta hora.

    Um grande abraco!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  69. Caro Pr. Mark Lemos,

    Graça e Paz

    A credito piamente que sua opinião focou um ponto muito importante. A nossa atual polítia eclesiastica, são triste e porque não dizer vergonhosa.
    Mas este quadro só mudará, com a mudança de mentalidade dos lideres da nossa tão abençoada igreja.

    NOS Laços do Calvário
    Pr. gutemberg maciel
    Membro da CGADB Nº32638, Bacharel em Teologia e professor Teologica

    ResponderExcluir
  70. Prezado Pr. Gutemberg, Paz!

    Obrigado por sua visita ao blog. Realmente precisamos de mudancas, principalmente de mentalidade.

    No Amor de Cristo!

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  71. Caro Pr. Mark Lemos,

    Graça e Paz!

    Uns dos meus maiores orgulho de servir ao Senhor na Assembléia de Deus. É Saber que à 50 anos atrás, obedecendo a um chamado de Deus o Revendo João Colenda Lemos, juntamente com sua esposa Missionária Ruth Doris Lemos Fundaram o IBAD. Que hoje tão brilhantemente é dirigido pelo amado pastor. Sou formado em Bacharel em Teologia por outro Semminário, mas tive o prazer de ser monitor de 2 núcleos do IBAD, de estar conhecendo o Campos IBAD, ter alguns amigos, que se formaram no IBAD,ter professor como meus amigos, como o professor José Flávio dos Santos.Quando estive visitando o campos do IBAD em junho de 2007 por motivo da formatura do irmão Rodrigo Lima Júnior e sua esposa Irenilda. Me sentir muito horado pelo pastor João Colenda, que deixou seu afazeres para me dar um carrona até a igreja que eu iria ministrar não sou formado pelo IBAD mas me sinto um ibadiano de coração.

    Nos Laços do Calvário

    Pr. Gutemberg Maciel


    OBS: Se o amado poder postar no meu blogs ficarei muito horado.

    www.gutembergmaciel.blogspot.com

    E-Mail: Gutembergmaciel12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Prezado Gutemberg, Paz!

    Obrigado por suas palavras carinhosas a respeito de meus pais e sobre o IBAD. Eh um prazer ter voce como parte de nossa familia IBADIANA. Rogo suas oracoes por mim e por este trabalho, que o Senhor continue a usar minha vida e esta instituicao para Sua Gloria.

    Um forte abraco!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  73. Prezamado pr. Mark Lemos,

    A Paz do Senhor!

    Estou aguardando a sua próxima matéria. E, de prontidão para fazer comentários.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  74. Prezado Pr. Newton, Paz!

    A proxima materia esta no forno, em breve sera publicada neste bolg. Obrigado pela visita.

    Abracos!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  75. Paz!
    Vivendo no estado do Rio Grande do Norte e sabendo que aqui existem dezenas de povoados sem igrejas e obreiros no interior que sobrevivem com meio salário mínimo, a situação atual da convenção é de cortar o coração... O mais triste (ou o nosso consolo?) é pensar que Deus com certeza não permitirá que esta situação continue. Ele certamente está dando um tempo, uma oportunidade para que haja conserto e caso este conserto não aconteça, podemos esperar que Ele vai sacudir a figueira...

    Em Cristo,

    Rubens Cunha

    ResponderExcluir
  76. Prezado amigo Pr. Rubens, Paz!

    Sei que o dizimo desta grana toda ja daria para o irmao realizar varias cruzadas no interior do Nordeste, para onde Deus tem te chamado. A nossa denominacao se encontra em estado de estagnacao, creio que Deus vai sacudir a figueira e teremos mudancas nesta convencao. Estamos esperando voce a partir da segunda semana de Maio para nos abencoar no IBAD.

    Um grande abraco,


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  77. PASTOR RUI RAIOL ANTECIPA VITÓRIA DO PASTOR SAMUEL CÂMARA NA CGADB EM SEU SITE.

    CONFIRAM: http://www.ruiraiol.com.br

    ResponderExcluir
  78. Prezado Jansen, Paz!

    "O tempo eh o senhor da razao"

    Abracos!

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  79. Meu Pastor, Graça e Paz!!!
    Parabéns pelo admirável texto que escrevera!!!
    É lamentavel ver essa drástica realidade a qual vem assolando a Igreja de Cristo Jesus!!!
    QUe todas as conclamações expressadas pelo senhor no texto em favor do Reino de Deus possam ser acatadas na mais nobre e avolumada Convenção Geral!!! Deus em Cristo o abençoe!!!
    Deus em Cristo o abençoe!!!
    Abraços!!!
    Seu amigo, irmão e aluno,
    Lutero.

    ResponderExcluir
  80. Prezado Pr Mark! Meu amigo! Nos veremos em breve.
    Depois de ler o artigo que ja tinha conhecimento dele, quando do nosso ultimo encontro. Fiquei imaginando, o sentimento do Papai do Céu, ao ver o absurdo que com estão lindando com as coisas sagradas. Bem, Deus permanece no trono. Não sei se o Senhor recebeu meu email. Nos vemos ! Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  81. Ola Lutero!

    Eh sempre bom receber a visita de um ex-aluno. Deus abencoe vc.

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  82. Foi bom te rever meu amigo. Se Deus quiser nos veremos em vitoria. Abracos!

    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  83. Muito bom, seu artigo. Triste, mas realista. Postei-o em meu blog. Um abraço,

    Maya

    ResponderExcluir
  84. paz. pr mark. aqui é Ivete dos Santos junto com Meu Hoje esposo Daniel Sautier fizemos Ibad
    76/77 fiquei alegre e ao mesmo tempo triste, ao ler seu artigo em saber que no geral o povo de Deus esta repunando com tudo isso que estamos vendo acontecer . imagina como isto chega até a presença de Deus. saudações A familia Ibadiana.
    Ivete Barreto dos santos. canoas. Rs.

    ResponderExcluir
  85. AS MARCAS COM QUE SAÍ DA 39ª AGO DA CGADB

    Sou um jovem obreiro da Vinha do Senhor, hoje com 32 anos, casado e pai de um menino lindo. Entrei no Seminário teológico aos 17 anos, conclui aos 20. Fui ordenado ao Ministério com 27 anos, e mesmo antes disso já desenvolvia diversas funções na estrutura da igreja. Sou neto de pastor (tanto por parte de mãe quanto de pai), meu pai era presbítero da igreja (dirigiu várias igrejas), sobrinho de pastor, irmão de pastor... Enfim, sou a terceira geração dentro da igreja. O Senhor me deu o privilégio de ter uma formação Teológica sólida e em escolas de excelente qualidade. Meus diplomas não são comprados pela internet. Escrevi seis livros, publiquei artigos (inclusive no Mensageiro da Paz). Tenho o privilégio de servir ao Senhor em uma excelente igreja com um excelente Pastor presidente e lá desenvolver a vocação que o Senhor me concedeu. Estou escrevendo estas informações pessoais para dizer que, embora jovem, possuo raízes profundas. Talvez quando os meus cabelos embranquecerem, eu olhe para trás e leia este artigo e então perceba que na juventude deveria ter sido mais ponderado em minhas palavras... Mas o fato é que neste momento em que escrevo estas palavras, sentado na cadeira apertada deste avião, percebo que não é somente os espaços diminutos das cadeiras que incomodam as minhas pernas, mas o aperto que sinto no meu coração é mais apertado e incômodo do que estas cadeiras.

    Estou voltando da 39ª AGO da CGADB no estado do Espírito Santo. Volto desta AGO com marcas profundas. Sinceramente, não sei se em minhas orações peço a Deus para que apague estas marcas ou para que as deixe para que eu nunca mais me esqueça do que aconteceu, dos sentimentos que tive sentado naquele auditório.
    Não seria elegante de minha parte relatar algumas das palavras ditas (bem feias, diga-se de passagem) e nem algumas cenas deploráveis que presenciei.

    Talvez alguém diga: “ele ficou assim porque o vencedor do pleito não foi o que ele votou”. Tenha certeza, esse não é o problema.

    As marcas com que saí desta AGO me dizem que está banalizado o Ministério Pastoral. Todos nós somos pecadores e estamos sujeitos ao erro. Não foram poucos os erros apresentados naquela plenária, sobre tudo em relação a balanços financeiros “maquiados”, informações falsas, e que ficou comprovado. Mesmo assim não houve nem um pedido de desculpas, perdão. Nem uma palavra como: “por favor, em nome de Jesus me perdoem, foi um erro acidental, não uma prática comum”. Nada disso. Pelo contrário. Fomos brindados com uma “pérola”: “isso é prática comum nas convenções e presidência de ministérios”! Só se na convenção ou ministério de quem disse isso!! Na igreja em que trabalho não!!! Na Mesa, nem uma palavra sobre isso. Assistiam a tudo imóveis (pelo menos essa era a impressão que se tinha do plenário); nem um pedido de perdão, desculpas... Talvez para eles pastor pedir perdão não seja ético. No final, 80% da chapa foi eleita. Sem desculpas, sem maiores explicações... mas a culpa não é deles... talvez estejam certos... talvez realmente seja prática comum... a maioria aprovou a continuidade... e uma continuidade a mais de 20 anos... é... talvez realmente seja prática comum. Tão comum que a maioria nem se espanta quando nem uma retratação pública é feita.

    As marcas que saí desta AGO também foram feitas por “cabos eleitorais”. Me perdoem a franqueza, pareciam mais “Pit buls” enfurecidos a berrar nos microfones: “prevaricou, prevaricou, prevaricou!!!” A impressão que tenho é que nunca vou esquecer o olhar, o rosto de um deles vociferando no microfone e em direção a câmera que transmitia as imagens para o telão. Nesse momento alguns de nós se sentiram como “ovelhas no meio de lobos”. Ainda fecho os olhos e vejo aquela face raivosa vindo em minha direção.

    As marcas que saí desta AGO me confirmam que o poder corrompe, e que as pessoas se apegam a ele. Também me diz que Jesus não criou a igreja para ser uma instituição tão poderosa que amizades de anos se percam nesta disputa. Alguns tem a ousadia de dizer que no plenário vale tudo, os nervos se exaltam... Mas do lado de fora não... é... Talvez seja verdade, talvez Jesus só esteja mesmo do lado de fora...

    As marcas que saí desta AGO me fez lembrar das palavras de Jesus: “o que adianta ganhar o mundo intero e perder a sua alma”? Estas marcas me fazem lembrar que perder a alma não é só ir para o inferno. Você perde a alma quando perde a sua família, seus amigos. Você perde a alma quando se vende para a instituição, para a politicagem, para a disputa sem escrúpulos, quando se vende para o poder. Quando isso acontece, os sentimentos se entorpecem, a mente cauteriza... Ganha-se o mundo... Perde-se a alma, perde-se o libertador da vida.

    As marcas desta AGO me fizeram lembrar de um texto do livro “Sete Hábitos das Pessoas Muito Eficazes”, escrito por Stephen R. Covey: “Quando olho para as tumbas dos grandes homens, qualquer resquício de sentimento de inveja morre dentro de mim; quando leio os epitáfios dos magníficos, todos os desejos desordenados desaparecem; quando me deparo com o sofrimento dos pais em um túmulo, meu coração se desmancha de compaixão; quando vejo a tumba dos próprios pais, lembro-me de como é vão chorarmos por aqueles que logo seguiremos; quando vejo reis colocados ao lado daqueles que os depuseram, quando medito sobre os espíritos antagônicos enterrados lado a lado, ou os homens sagrados que dividiram o mundo com suas discussões e contendas, medito cheio de dor e surpresa, sobre a pequenez das disputas, facções e debates da humanidade. Quando leio as variadas datas dos túmulos, algumas recentes, outras de seiscentos anos atrás, penso no grande Dia, no qual seremos todos contemporâneos, e faremos nossa aparição conjunta”.

    As marcas desta AGO me dizem que a sedução do aplauso é vã. As disputas e invejas nos igualam aos homens maus. Para os que entram na corrida por posição e triunfo, não há vencedores, é uma corrida perversa que no fim esmagará a nossa alma. O Reino de Deus é diferente, o maior é o menor; a matemática de Deus é diferente, Ele deixa noventa e nove ovelhas para buscar uma; revira toda uma casa arrumada para encontrar uma simples drácma perdida. Os valores do Reino são superiores, não podemos trocá-los pela moda do dia ou por um poder temporal. Somos chamados a sermos ovelhas.

    Houve um homem na história, filho de um bom pai, educado nos princípios religiosos que seus pais haviam recebido de Deus, mas que não conseguiu compreender os princípios do Reino de Deus. A história não o perdoou. Esse homem é Esaú. A história acusa Esaú de trocar a benção futura por um prazer imediato (Hb 12.16), dando a ele um adjetivo: profano.

    Não sei se vale a pena orar a Deus para que apague estas marcas. Não quero ser lembrado como PROFANO. Quero tentar entender o Reino de Deus. Quero aprender a me arrepender das minhas mazelas. Quero aprender a pedir perdão. Não quero perder a minha alma.

    Eduardo Leandro Alves
    24 de abril de 2009
    http://eduardoleandroalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  86. Olá pastor Mark,
    Visite, se puder, o POINT RHEMA.
    Está bombando!!! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  87. Olá Pastor Mark, que bom descobrir seu bolg, fico feliz em saber que comungo com o irmão a mesma visão coerente e equilibrada de servo do Reino de Deus.
    Fiquei muito comovido com a perda recente que tivemos de um patrimônio da igreja evangélica nacional "MISSIONÁRIA RUTH DORIS LEMOS". Porém, creio que o legado ficará por gerações e gerações. Manda um forte abraço para se pai Pastor João Kolenda, tenho muitas saudades dele, estive aí no ano de 2003 depois que sai do Ibad em 1986, mas não consegui vê-lo. Nunca me esquecerei das lições de vida que tive aí nesse lugar, que influenciou e continua influenciando muito meu ministério. "Aquelas madrugadas de educação física" eita...

    Sobre o que tem ocorrido, na cúria eclesial da Assembléia de Deus no Brasil, realmente é de se lamentar. Gostamos muito de condenar improbidades administrativas na política nacional, mas esquecemos de que isso tem ocorrido no meio evangélico com freqüência.
    Sonho com um dia em que esse quadro mude, e que pessoas com idéias e iniciativas coerentes e produtivas venham priorizar pessoas humanas, que é o único bem do Reino de Deus. Porque hoje, esse bem não é valorizado. Hoje priorizam tudo em detrimento desse bem: construções de extravagantes catedrais, escolas com fins lucrativos, Televisão e Rádio que não promove o Reino de Deus etc.
    Creio pastor Mark, que essas pessoas que assim se comportam, na eternidade serão cobradas duas vezes: primeiro será cobrado o compromisso como servo do Reino, segundo será cobrado o salário que ele recebeu para promover o Reino.
    Fico feliz, porque ainda existem uns remanescentes como o amado pastor, que prima pela ética pautada por princípios bíblicos, e creio que isso pode fazer a diferença, pois ao longo da história, Deus sempre se preocupou em preservar esse remanescente, para proteger o seu Santuário. Creio que a igreja invisível permanece inabalável. Tenho receio do que Deus possa fazer com a igreja visível, assim como fez com Lúcifer, destituindo-o de sua missão: Ez. 28: 14 a 16 (Tu eras querubim ungido. Perfeito eras. Vers. 16 porém, na multiplicação de seu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte santo de Deus).
    É verdade que Deus sempre constituiu pessoas, com o intuito de proteger o seu Santuário, porem sempre os destituiu, quando corrompiam e profanavam esse Santuário.
    Quando pessoas lidam com o Reino de Deus como Servos do Reino aí o Reino é beneficiado, porem quando lidam com o Reino como donos do Reino aí há um grave problema. Porque assim elas estão invertendo totalmente a oração do Pai nosso: “Venha ao meu reino seja feito a minha vontade”. Ao invés de orar: “Venha o Teu Reino seja feito a Tua vontade”.

    Um Forte Abraço!

    Ev. Abarim Vieira Lemos (Goiânia Go) (fone: 62-32063939)

    ResponderExcluir